domingo, 10 de janeiro de 2016

Alimentação saudável na arte maneirista do italiano Giuseppe Arcimboldo (1527-1593)

No mesmo tempo em que acontecia o Renascimento na Europa, outros artistas buscaram novas formas de representar da realidade. Era o Maneirismo (1520-1610).

Esse movimento artístico tem por características a estilização exagerada e o capricho nos detalhes e no século XX foi comparado com o Surrealismo, por alguns críticos de arte.

Giuseppe Arcimboldo (1527-1593) foi um pintor italiano que explorou imagens da natureza (frutas, verduras, legumes e flores) em suas obras para transformar imagens do cotidiano em leituras de dupla interpretação.

Diferente de El Greco e de Tintoretto, que enfatizam o aspecto espiritual na arte e à religiosidade católica, as obras de Arcimboldo são um verdadeiro jogo visual. Por exemplo, nas suas paisagens antropomorfas os corpos e as faces humanas são sugeridos pela representação dos relevos, das árvores, das pedras e de outros elementos.


Se imaginássemos a montagem em 3D de todos os alimentos e objetos que comporiam uma de suas pinturas teríamos a seguinte animação.

(Fonte: https://youtu.be/JCTfkxkdxP4?t=27)

Na pintura O Cozinheiro (c. 1570), existe o uso dos alimentos e também a possibilidade de "girar a imagem" para apreciar uma belíssima natureza morta.

Fonte: http://www.wga.hu/support/viewer/z.html
Depois de tantas dicas, que tal pensarmos quais os benefícios dos alimentos em nossa mesa? Legumes, verduras e frutas são fundamentais para a manutenção de nossa saúde. Veja como ...  (É de dar água na boca, humm...!)

Legumes
ABOBRINHA
Contém Fósforo, Cálcio,  Ferro e Celulose. Al´me de pequenas quantidade de vitamina A (importante para a visão e a pele) e vitaminas do complexo B, que ajudam no desenvolvimento e crescimento.


ALHO
Indicado contra a hipertensão, picadas de inseto, diurético, expectorante, antigripal, febrífugo, desinfetante, anti-inflamatório, antibiótico, antisséptico, vermífugo (lombriga, solitária e ameba), para arteriosclerose e contra ácido úrico.
BATATA
É fonte importante de Fósforo, vitaminas do grupo B e se destaca como fonte de vitamina C entre os alimentos básicos. 
BERINGELA
Contém pequenas quantidades de vitamina B5 e sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro. A Niacina (vitamina B5) proteje a pele e ajuda a regularização do sistema nervoso e digestivo. Os minerais Cálcio, Fósforo e Ferro contribuem para a formação de ossos, dentes, construção muscular e coagulação do sangue.
CEBOLA
Pode ser considerada como auxiliar do organismo na defesa conta infecções, eliminando ao mesmo tempo eventuais substancias tóxicas através dos rins, resultada da ação dos seus sais minerais, principalmente Fósforo, Ferro, Cálcio, vitaminas do complexo B e vitamina C.
CENOURA
É rica em betacaroteno (que no organismo se transforma em vitamina A), vitamina C, vitamina E e fibras. Possui, ainda, flúor, magnésio, ferro, cálcio, fósforo, iodo, potássio, arsênico, cobalto, manganês e silício.
PEPINO
Esta hortaliça é um ótimo tônico para o fígado, rins e vesícula. Dá força aos cabelos e unhas, pelo seu alto teor de sílica e flúor.
PIMENTÃO
É uma das hortaliças mais ricas em vitamina C e quando maduro é excelente fonte de vitamina A. Também é fonte de Cálcio, Fósforo e Ferro. Possui poucas calorias.
Verduras
AGRIÃO
Assim como a maioria das verduras de folha, o agrião é um vegetal  de baixo teor calórico. Fornece 22 calorias em cada 100 gramas. Ele é considerado uma das principais fontes de vitamina A, essencial para a boa visão e para manter a saúde da pele. Apresenta ainda vitaminas do Complexo B (responsáveis pelo crescimento), além de grande quantidade de vitamina C.
ALFACE CRESPA
Possui vitamina A, C, Niacina, Cálcio, Fósforo e Ferro. É considerada um bom calmante e atua contra a insônia. Tem alto teor de fibras.
ALFACE LISA
Tem quantidades razoáveis de vitamina A, C, Niacina e também outros minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro. Entre as muitas propriedades a alface é também considerada como ótimo calmante e remédio contra insônia.
BRÓCOLIS
É um vegetal muito rico em Cálcio e Ferro. Possui minerais importantes para a formação e manutenção de ossos, dentes e a integridade do sangue; possui ainda vitamina A, indispensável à boa visão e à saúde da pele; vitamina C, que se perde durante o cozimento usual.
COUVE
Muito rico em Cálcio, Fósforo e Ferro. Possui minerais importantes para a formação e manutenção dos ossos, dentes e à integridade do sangue. Contém ainda vitamina A, indispensável à boa visão e a saúde da pele; vitaminas do complexo B, que tem por função proteger a pele, evitar problemas no aparelho digestivo e do sistema nervoso.
COUVE-FLOR
Possui quantidade apreciável de sais minerais importantes que atuam na formação dos ossos, dentes e sangue, entre eles, estão o Cálcio, Fósforo e o Ferro. Além disso apresenta vitaminas do Complexo B (B2 e B5) que tem por funções evitar o problema de pele, do aparelho digestivo que são essenciais ao crescimento e evitam a queda dos cabelos.
ESPINAFRE
É uma verdura que tem alto valor nutritivo. Possui minerais como Ferro, Cálcio e Fósforo, além de vitamina A e do Complexo B. O Ferro é muito importante para a formação do sangue; o Cálcio e o Fósforo participam na formação dos ossos, dentes, construção muscular e coagulação do sangue.
REPOLHO
Esta hortaliça crua é uma ótima fonte de vitaminas A e C. O repolho branco é depurativo do sangue, estimulante da digestão, auxilia no combate á tuberculose e também em todos os casos de cansaço físico. O repolho roxo, por sua vez, tem propriedades estimulantes na produção de hormônios e auxilia na queima de gorduras.

Frutas
BANANA
Combate a diarreia e a anemia. Calmante, favorece a formação, secreção e excreção do leite.
GOIABA
Ajuda na recuperação física, previne constipação e hemorragias. Usado na tratamento de diarreias. Ela contém Cálcio, Fósforo, Niacina, vitaminas A, B1, B2 e C.
Combate a falta de vitamina C, estimulante do apetite, reguladora intestinal, laxante, diurética, combate o reumatismo, calmante, digestiva, antifebril, anti-hemorrágica, combate a nevralgia, restaura o fluxo menstrual (quando escasso ou ausente), combate a nefrite, depurativa, age contra as verminoses, entre outros benefícios.
MAÇÃ
Combate a diarreia e as afecções das vias respiratórias. Alimento para o cérebro.
MAMÃO
É laxante, diurético, tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações, os inchaços e as queimaduras. Alivia as dores e cura as feridas. Tem ação refrescante.
MANGA
É excelente purificador do sangue e bom diurético, além de promover a regularidade intestinal. Indicada nas enfermidades das vias respiratórias, como catarros, tosse e bronquite. Atua como um ótimo expectorante se preparado de preferência como xarope com mel. Comido pela manhã, combate a acidez e outras doenças do estômago.
MORANGO
Contém grande quantidade de vitamina C que evita a fragilidade dos ossos, má formação dos dentes, dá resistência aos tecidos, age contra infecções, ajuda a cicatrizar ferimentos e evita hemorragias.
PERA
É muita apreciada por suas propriedades nutritivas e  pelo delicado sabor. Ideal para regimes, tem baixo valor calórico. Contém quantidades razoáveis de vitaminas B1, B2, Niacina e todas do Complexo B, que regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo, fortificando o músculo cardíaco. Elas são essenciais ao crescimento e evitam a queda dos cabelos e problemas de pele.


Referências e Sites Relacionados:

Giuseppe Arcimboldo. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Giuseppe_Arcimboldo. Acessado em: 10 Jan. 2016.

MARTINS, Simone R.; IMBROISI, Margaret H. Linha do Tempo: Maneirismo. Disponível em: http://www.historiadaarte.com.br/linha/maneirismo.html. Acessado em: 11 Jan. 2016.

Tabloide-calendário do Sacolão Oriente e Restaurante Dom Oriente. Curitiba, 2016.

Web Gallery of Art: Giuseppe Arcimboldo. Disponível em: http://www.wga.hu/frames-e.html?/html/a/arcimbol/. Acessado em: 10 Jan. 2016.

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