Saúde ou beleza: o que Botero pinta?

O artista colombiano Fernando Botero afirmou em entrevista (2013) que é atraído por volumes, a sensualidade da forma.

Como explicar sua insistência em repetir os temas? Em suas palavras: "Se pinto uma mulher, um homem, um cachorro ou um cavalo, o faço sempre com a ideia do volume (...) A arte pré-colombiana, por exemplo, é disforme e bela."

Quando o assunto transcende a Arte para a saúde pública, o Conselho Federal de Nutricionistas (CNF, 2016) propõe o Pacto do Bem, a corrente pela alimentação saudável e adequada. É um incentivo hábitos adequados que podem trazer benefícios ao longo da vida. São as diretrizes e eixos:

-Reduzir de forma progressiva os teores de açúcar adicionado, de gorduras e sódio nos alimentos processados e ultraprocessados.

-Promover hábitos alimentares saudáveis para a população brasileira.

-Aumentar a oferta e disponibilidade de alimentos saudáveis de alimentos saudáveis, provenientes da agricultura familiar, orgânicos, agroecológicos e da sociobiodiversidade.

-Fomentar a educação alimentar e nutricional nas áreas da saúde, educação e assistência social .

-Reduzir o uso de agrotóxicos e induzir modelos de produção de alimentos agroecológicos.

-Articular ações para enfrentar a obesidade e doenças decorrentes da má alimentação.

-Promover o direito humano à alimentação adequada.


Fontes:

Mala Direta. Jan.2016. Conselho Federal de Nutricionistas. [http://www.cnf.org.br]
Artista colombiano Fernando Botero diz que não está "obcecado por mulheres gordas". Disponível em: http://zh.clicrbs.com.br/rs/entretenimento/noticia/2014/03/artista-colombiano-fernando-botero-diz-que-nao-esta-obcecado-por-mulheres-gordas-4447854.html. Acessado em 24 Jan 2016.

Comentários